top of page

Paróquia Santa Rita de Cássia 

 Historia da Criação da Paróquia Santa Rita de Cássia
 

          A comunidade nasceu por volta do ano de 1997, de um retiro de quaresma de iniciativa pessoal de Lucenir e Maria Eunice que se reuniram durante toda a quaresma para rezar o rosário e fazer jejum.  Em 1998 um pequeno grupo de pessoas já se reunia para orar nas casas, entre esses estavam Lucenir, Amariles, Maria Eunice, Wellington e Liu. Neste primeiro momento, onde tudo era muito embrionário Lucenir era a responsável pela animação da comunidade e buscava articular o encontro nas casas das famílias semanalmente.
Depois de um certo período de encontro nas casas o grupo se reuniu com o objetivo de escolher um padroeiro para a comunidade, onde por orientação de Wellington e Liu  que eram muito devotos de Santa Rita de Cassia, que já tinham vivido uma caminha de fé na Paroquia de Santa Rita em Itabuna, então acharam por bem colocar Santa Rita como padroeira  da Comunidade. Nesta mesma ocasião foram escolhidos os Srs. Isnaldo e Marli como animadores da comunidade. Foi então onde os Sr. Wellington e Liu foram até Dom Edson pedir que mandasse um padre para celebrar missa nas casas. 
No primeiro momento não havendo padre a disposição então veio o Diácono Túlio que fez a celebração da Palavra e se comprometeu de continuar celebrando na medida do possível, pois neste período ele era responsável pela comunidade do Moises Reis. 
A primeira missa na comunidade foi celebrada no dia 10 de maio de 1998 por um padre que estava de passagem na diocese. A segunda missa foi presidida pelo Bispo Dom José Edson na Solenidade de Pentecostes 31 maio de 1998 na casa de Lucenir com a presença de grande numero de fiéis. 
Por ocasião da ordenação presbiteral do Pe. Túlio Citra de Oliveira que aconteceu no dia 25/01/2000 na cidade de Paraisópolis MG, Diocese de Pouso Alegre, a comunidade se organizou para a celebração da 1ª Missa. Após a Missa houve uma confraternização com todos os presentes. No período de 1998 a 2000 quando as Missas eram celebrada nas casas, por não ter local para celebrar, muitos sacramentos foram realizados. Um destes foi o casamento de Dermeval e Sandra no dia 21/07 2001 pelo Pe. Tulio.
No dia 9 de junho do ano 2000 após ter celebrado as festas dos 500 da primeira missa no Brasil em Porto Seguro, o casal Nonato e Diana chegaram para morar no Bairro Dinah Borges e logo se engajaram na comunidade. Como eles tinham uma boa experiência de coordenação de grupos e pastorais, numa reunião que houve naqueles dias foi então oferecido a Coordenação da Comunidade para eles. Assim podemos dizer que Nonato e Diana foram os primeiros coordenadores oficiais da Comunidade de Santa Rita. Nesse período a Sra. Diana era Ministra da Distribuição da Eucaristia, passou então a também servir como ministra, sendo ela a primeira ministra da comunidade. Na ausência de padres e de diáconos ou seminaristas para a celebração a Sra. Diana presidia a celebração da Palavra. Devido ao conhecimento do Sr. Nonato com alguns responsáveis da CONDER, órgão que havia construído as casas populares no Dinah Borges, ele conseguiu a permissão para utilizar um galpão que estava abandonado para as celebrações das missas. 
No final ano de 2001 a Diocese confiou ao Pe André Baeta a responsabilidade de assistir a comunidade, o que durou até o dia 15 de julho de 2002 quando o então o Pe. André Baeta deixou a comunidade. Na semana seguinte (18/07/2002) o Pe. Valdemir, que era pároco da Catedral, reuniu com os membros da comunidade Santa Rita, organizou o primeiro conselho Econômico e Pastoral e comunicou que as celebrações da comunidade seriam assumidas pelos padres residentes na catedral. 
No dia 23 de fevereiro de 2002, foi criado o grupo de casais “Sagrada Família” pelos então coordenadores Nonato e Diana, a partir daí a comunidade tomou novo vigor e já contava com mais pessoas para assumir as pastorais que ali existiam (Batismo, Catequese, Grupo de jovens, ministério de musica e Ministros da Distribuição da Eucaristia, Dizimo. Liturgia). Período também que foi dado inicio a construção do salão (de 120m²) para a celebração das Missas, uma vez que o Sr. Bispo pretendia fazer a construção de uma igreja grande naquele espaço. Para a construção do galpão foram realizados muitos eventos e campanhas 
No ano 2002 foi celebrada pela primeira vez o Sacramento da 1ª Comunhão na Comunidade Santa Rita no dia 08/12/2002 e a primeira Celebração do Sacramento da Confirmação no dia 10/11/2002. O primeiro mutirão de casamento aconteceu no dia 21/11/2003 pelo Pe. José Carlos Parmagnani que era Administrador Paroquial da Catedral na época (03/2003 a 02/2004). 
Com a chegada do Pe. Eclério Batista de Paula no dia 19/02/2004 como pároco da Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora, que era responsável pela assistência da Comunidade Santa Rita, foram eleitos novos coordenadores, Sr. Reginaldo de Freitas e Judith Francisca. Neste ano de 2004 foi formado o primeiro grupo de casais da comunidade Santa Rita para vivenciar o ECC pela Paróquia da Catedral. 
Com o aumento do número de fiéis, de celebrações, pastorais e movimentos, os coordenadores de Pastorais e membros do CAE pediram ao Sr. Bispo um padre que pudesse atender a comunidade. Após várias solicitações da comunidade,  no dia 02 de outubro de 2005 o Sr. Bispo Dom José Edson Santana Oliveira  designou o Pe. Adelício Lopes Santos como Administrador Paroquial e instituiu essa como Quase-Paróquia Santa Rita de Cássia. 
No mesmo dia da Criação da Quase Paroquia Santa Rita de Cassia, dia 02 de outubro de 2005, aconteceu a tomada de posse do Pe. Adelicio Lopes Santos como Administrador Paroquial e a implantação do Sacrário para conservação do Santíssimo Sacramento neste espaço de culto.  
Ao assumir a administração da Quase Paróquia o Pe. Adelicio Lopes Santos criou novos horários para a Celebração da Santa Missa, e começou com os grupos existentes a mobilizar para a construção da Casa Paroquial. Neste período o Pe. Adelicio residia, de modo provisório na Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora até construir a casa Paroquial. No final do mês de outubro 2005 deu-se inicio a construção da casa paroquial e conclui-se em fevereiro de 2007.
No dia 04 de março 2007 o Sr. Bispo Dom José Edson presidiu a Santa Missa às 8:00 e em seguida fez a benção da Casa Paroquial. No dia 07 de março do mesmo ano o Pe. Adelicio passou a residir na Paróquia Santa Rita. Com a sua presença constante na paróquia, a vida paroquial começou a tomar forma. Foram definidos dias de celebração de batizados, sacramentos da confissão, formação bíblica e outras atividades. 
Em dezembro de 2005 foi realizada a Novena do Natal em Família com diversos grupos na Quase Paróquia Santa Rita, um desses grupo coordenado por Cely e Paulo aconteceu no bairro do Motor,  que a partir dai deu-se inicio a celebração da Santa Missa e outras atividades de evangelização. A 1ª Missa na comunidade do Motor aconteceu no dia 25 de dezembro 2005 às 16:00, nas repartições do Clube da ADELBA, presidida pelo Pe. Adelicio Lopes Santos  com um grade numero de pessoas.  
Com a chegado do Pe. Adelicio na Quase Paroquia Santa Rita de Cássia, ainda no  primeiro ano (2005) foram criadas pastorais e movimentos como, Pastoral da Acolhida, Pastoral Familiar, Movimento Familiar Cristão (MFC), Apostolado da Oração, grupo do Terço dos Homens. 
Em junho de 2007 o Pe. Adelicio Lopes Santos  juntamente com D. Silvia Binda, Sr. Eloi Altoé e alguns fieis da Quase Paroquia Santa Rita deu-se inicio a Associação Amigos da Família João Paulo II com o serviço as famílias carentes da área da paroquia, sobretudo do bairro do Motor, serviço que ficou conhecido como “Casa João Paulo II”. 
Após seis meses de haver concluído a Casa Paroquial foi realizado uma reunião do Pe. Adelicio com a arquiteta Flavia Pinto Viana e alguns membros do conselho econômico, sob a orientação do Sr. Bispo Dom José Edson para se refletir a proposta da construção da Igreja tão sonhada pela Comunidade. Várias propostas foram apresentadas até chegar a atual, com a dimensão desejada pelo Sr. Bispo, com a capacidade acima de mil pessoas sentadas. Após um  período de dois anos de trabalho do grupo (arquiteta, engenheiro, topógrafo, padre e membros do CAE), os projetos estavam prontos e liberados para iniciar a construção. Foi precisamente no dia 05 de outubro de 2009 que começou as escavações das primeiras sapatas para construção da Igreja. 
Em 8 de Dezembro de 2020, Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolis Costa do Descobrimento elevou a Quase Paróquia Santa de Cássia ao grau de Paróquia,  sendo oficialmente nomeado como primeiro pároco o Pe. Adelicio Lopes Santos, que já atua na administração paroquial desde de 02 de outubro de 2005.
No dia 29 de dezembro,  Dom José Edson Santana, Bispo da Diocese de Eunápolis Costa do Descobrimento, publicou Comunicado oficial dirigido à toda Comunidade com a nomeação do primeiro vigário paroquial Pe. João Santos Andrade.
Hoje estamos felizes, graças o incentivo do Padre Adelicio e a disposição dos fiéis temos em nossa Paróquia 8 missas semanais na matriz e uma na Comunidade São João Paulo II, no antigo bairro do Motor.  
Atualmente estamos com quinze anos de existência, somos ainda um adolescente na idade, mas pelas obras e atividades aqui realizadas, ultrapassamos a nossa idade, somos jovens cheios de sonhos e com muitas ações. Tudo isso não só por mérito pessoal do padre e dos fieis, mas sim pela graça divina que o Senhor Jesus vem derramando abundantemente nesta comunidade, pela intercessão da gloriosa Santa Rita de Cássia. Como de fato tem comprovado, ela é a Santa das Causas Impossíveis. Vejamos as vitórias conquistadas neste pequeno período de quinze anos:


1. Dimensão Pastoral
a)    Criação das Pastorais: Acolhida, Acólitos e Coroinhas, Pessoa Idosa, Juventude, Pastoral da Comunicação PASCOM, .
b)    Implantação do MFC, RCC, Apostolado da Oração, ECC, Terço dos Homens, Movimento Eucarístico Jovem e Movimento das Devotas de Santa Rita.
c)    Realização anual de Assembleia Paroquial de Pastorais; 
d)    Formação especifica para as diversas pastorais, movimentos e serviços..

2. Dimensão patrimonial
e)    Construção da Casa Paroquial (de outubro de 2005 a março 2007 no valor aproximado de R$ 100.000,00).
f)    Aquisição de 1 Veiculo WW POLO 1.6 MSI  0km (Março de 2019, no valor de R$ 57.000,00)
g)    Construção da sala de catequese (2008)
h)    Construção da Igreja Matriz (obra em andamento desde 2008, com R$ 1.200.000,00 aplicado até o momento. Correspondente a 73% da obra completa) 
i)    Aquisição da sede própria da Associação Amigos da Família João Paulo II (janeiro de 2010, no valor atual de 220.000,00)
j)    Aquisição de um lote de 500m2 no bairro Niterói com a finalidade de construir o Centro de Apoio às famílias carentes da área da paroquia. Futura Casa Santa Mônica.  

3. Dimensão Espiritual
k)    Implantação da Adoração do Santíssimo;
l)    Realização de Vigílias, Mutirão de confissões, retiro espiritual com cada grupo.
m)    Implantação do oficio de Nossa Senhora todos os sábados;
n)    Missa votiva de Santa Rita de Cássia dia 22 de cada mês.

4. Dimensão social
o)    Criação da Associação Amigos da Família João Paulo II de às famílias carentes.
p)    Em fase de implantação a Casa Santa Monica
q)    Distribuição de 80 cestas básicas mensalmente às famílias carentes que se encontram cadastradas.  

O segredo para alcançar a vitória é acreditar em você mesmo, em Deus e no próximo. E na certeza de que nunca está só começar a lutar, lutar sem desanimar, mesmo quando suas forças parecerem terminar, pois é aqui que encontramos a sentido maior de nossas lutas, quando encontramos forças em Deus e no próximo. Portanto, nestes 15 anos de Criação da Quase Paróquia, só temos que dizer “Graças a Deus”. 

2. Perímetro da Quase Paróquia Santa Rita de Cássia
 
A Quase Paroquias Santa Rita de Cássia criada por Dom José Edson Santana Oliveira aos dois dias do mês de outubro de dois mil cinco (02/10/2005). Desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, área que na época correspondia aos bairros Dinah Borges, Alto da Boa vista, Ivan, Moura e Motor.
Atualmente a área da Quase Paróquia Santa Rita de Cássia compõe os bairros: Dinah Borges I e I, Ivan Moura I e II, Loteamento Santa Rita, Alto da Boa Vista, Niterói I e II, Encantos das Aguas, São João Paulo II (antigo Motor). Possui a media de 14.000 habitantes segundo pesquisa da prefeitura. 
PERÍMETRO PAROQUIAL:
•    Norte: Fronteira com a BR 367. Divisa com a Paróquia São Francisco de Assis. 
•    Sul: Fronteira com a Quase Paróquia São Pedro, Urbis 1 e 2. 
•    Leste: Fronteira com o Bairro Santa Edwiges, tendo como limite o Auto Posto Verão.  Divisa com a Quase Paróquia Santa Isabel.
•    Oeste: Fronteira com a BR 101. Divisa com a Paróquia Nossa Auxiliadora. 

COMUNIDADE QUE FAZ PARTE DA PARÓQUIA:

•    Comunidade São João Paulo II no Bairro São João Paulo II (Antigo Motor)

Imagem1.jpg
bottom of page