top of page

Pastorais, Movimentos e Serviços

Imagem1-2-295x300.png

Pastorais

São grupos cujas ações estão fundamentadas na prática de Jesus “Bom Pastor” (Jo 10,10). A Igreja, imbuída do amor e da sensibilidade de Cristo, dirige seu olhar para pessoas e situações que requerem atenção e cuidado em sua ação evangelizadora. Mais: é assim que, por meio da Igreja, Jesus continua apascentando a humanidade nos trabalhos da Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa etc.

Acreditamos que, se estivesse fisicamente entre nós, Jesus não ficaria indiferente ao sofrimento e privações pelos quais passam muitas pessoas. Da mesma forma, por meio das pastorais, também nós não podemos ficar de braços cruzados.

Movimentos

Embora atuem nas paróquias, geralmente são regidos por estatutos próprios e possuem coordenações nacionais e internacionais. Mais ligados à vida pessoal dos participantes, têm uma espiritualidade acentuada e seguem um carisma próprio, ligado à inspiração do seu fundador, do qual participa quem vivenciou encontros, retiros, ou uma experiência de oração ou de vida.

Como exemplos de movimentos citamos o Cursilho, a Renovação Carismática Católica (RCC), o Curso Intensivo Vivencial do Casamento (CIVC), o Apostolado da Oração, a Legião de Maria, os Focolares, as Equipes de Nossa Senhora, o Catecumenato, os Adoradores da Eucaristia, entre outros.

 

Serviços

São trabalhos que visam oferecer uma assistência religiosa, espiritual, formativa ou social diante das necessidades de pessoas ou grupos. Portanto, promovem o encontro com Deus, a fraternidade, o fortalecimento espiritual e a vida humana. São serviços eclesiais: o Encontro de Noivos aos que se preparam para o Matrimônio; o Encontro de Pais e Padrinhos que se preparam para batizar; o Encontro de Legitimação Matrimonial para casais que ainda não receberam o Sacramento; a Escolinha Dominical para as crianças; o Encontro de Casais com Cristo (ECC); o Aconselhamento Familiar para famílias que precisam de orientação; obras assistenciais, cursos de conscientização, entre outros.

 

Agora que você compreendeu as principais diferenças entre o papel das pastorais, movimentos e serviços da nossa Igreja, cabe refletir: aonde você se sente chamado por Deus a trabalhar em Sua vinha?

bottom of page