top of page
Pastoral da Acolhida
OBJETIVO
Recepcionar, acolher, orientar e encaminhar o cristão em todos as atividades da igreja, sobretudo nas celebrações, para proporcionar conforto e bem estar no ambiente comunitário que revela o rosto acolhedor de Jesus, misericordioso e compassivo.
FUNÇÃO
A função da Pastoral da Acolhida é atender à orientação bíblica: ”Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rm 15,7). É um trabalho de acolhimento à comunidade para que as pessoas se sintam bem nas missas e eventos realizados na Igreja. Tem como objetivo mostrar e dar à paróquia uma imagem de comunidade carinhosa, acolhedora e eficiente. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção e ao atendimento das necessidades dos paroquianos e das pessoas que frequentam a Igreja eventualmente. As pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que participar faz bem.
A Pastoral trabalha em um primeiro momento, através do acolhimento nas missas, e outros eventos quando solicitado por alguma Pastoral / Grupo / Movimento. Num segundo momento, através da acolhida em todas as missas e de um plantão diário na Igreja, para atender às pessoas que venham à Igreja buscar qualquer espécie de auxílio, seja encaminhando-as a outras pastorais / movimentos / grupos, ou simplesmente ouvindo-as carinhosamente.
Num terceiro estágio, a acolhida também será feita através de visitas à família novas que chegam, visitas domiciliares em momentos marcantes, em missas comunitárias e outras ações de envolvimento comunitário. A principal necessidade da pastoral é receber o apoio das demais pastorais e a compreensão, por parte dessas, de que a Acolhida trabalha de modo e regras próprias, que visam sempre atender às necessidades e aos anseios de todas as pessoas que frequentam a Igreja.
A Pastoral da Acolhida é parte integrante do processo de evangelização da paróquia, porque ajuda a revelar, nos seus membros e nas ações por ela desenvolvidas, o rosto acolhedor de Jesus, cheio de misericórdia e compaixão. Deve estar permeada de todas as ações da paróquia, inclusiva as ações do pároco. Embora o trabalho mais evidente seja recepcionar, afetuosamente, os que chegam para as celebrações, o seu desafio maior está em fazer com que a paróquia, como um todo, adote uma postura acolhedora.
ATIVIDADES:
• Acolher, acomodar e orientar os fiéis nas celebrações e eventos;
• Terço nas famílias;
• Formação;
• Retiro Espiritual.
Coordenador: Leony
Vice: Magna
Osvaldo
bottom of page