top of page

Pastoral da Catequese

OBJETIVO: 
 
Educar, à luz da Palavra de Deus, em um processo de crescimento da fé para desenvolver uma consciência cristã, na ativa participação do mistério litúrgico, em uma ação dinâmica, sistemática e permanente a fim que todos se tornem agentes, sinais da presença do Reino de Deus no mundo.

A CATEQUESE é um processo de educação da fé de forma:

•    Dinâmica porque está sempre atenta às situações históricas e sociais da nossa realidade;
•    Sistemática porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do magistério da Igreja. 
•    Permanente porque passa por todas as etapas e por todas as faixas etárias.

A CATEQUESE É: 

•    A missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
•    É uma missão que enriquece a quem desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados;
•    Um anúncio e serviço para provocar um vivo contato com Jesus Cristo, na dimensão pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.

O Documento “Catechesi Tradendae” n° 21 nos ensina que a catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, aberta a todos os aspectos da vida cristã, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo.
Catequese é diferente da evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão.

A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã.

Portanto, a catequese torna-se especialmente necessária para a preparação das pessoas que pretendem receber um dos Sacramentos católicos, sobretudo os da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). É nesse contexto que encontramos a Pastoral do Batismo, a Catequese da Eucaristia, e a Catequese da Crisma.

A CATEQUESE:

•    Leva a motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência e fraternidade e justiça;
•    Leva à uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
•    Leva à uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
•    Leva ao crescimento da Igreja. A Igreja de amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também em abrir corações à conversão e à adesão: a Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos; ao homem, herdeiro do Reino de Deus e à Igreja, povo de Deus.

A catequese leva em conta ainda as condições da pessoa: suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-o para a vivência de sua fé integrada no dia-a-dia de sua vida cristã.
Os problemas sociais que hoje as pessoas enfrentam exigem novas formas de catequizar. Por isso, é necessário dedicar-se à educação da fé para criar responsabilidades nas ações, respeitando a dignidade e os direitos humanos.

ATIVIDADES: 

•    Encontros catequéticos todos os sábados a partir das 9h. com turmas divididas de acordo com a faixa etária;
•    Missas das crianças todos os domingos às 9h;
•    Reunião mensal;
•     Formação, retiros e lazer para a equipe de catequistas; 


Coordenação: Ketliane e Itana 

Pastoral-da-Catequese.jpg
bottom of page