Agosto mês das Vocações: “Peregrinos Porque Chamados”
- Pascom

- 1 de ago.
- 2 min de leitura

Agosto: Mês Vocacional – “Peregrinos Porque Chamados”
Lema: “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5)
O mês de agosto é, tradicionalmente, o Mês Vocacional na Igreja do Brasil. Em 2025, somos conduzidos pelo tema “Peregrinos Porque Chamados”, e lema: “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).
Essa inspiração nos convida a olhar para a nossa vida como uma caminhada, uma peregrinação movida pela fé, pela esperança e pela resposta ao chamado de Deus. Cada vocação é expressão concreta do amor de Deus, que se derrama no coração dos que escutam e respondem com generosidade.
Despertar, discernir e fortalecer o chamado de Deus
O objetivo do Mês Vocacional é despertar e fortalecer a consciência sobre o chamado de Deus em todas as formas de vocação: no ministério ordenado, na vida consagrada, no matrimônio, e no laicato engajado. Somos chamados a reconhecer que Deus nos ama, nos chama e caminha conosco, por isso, a esperança não decepciona!
A cada semana do mês de agosto, a Igreja propõe uma ênfase vocacional específica:
1ª Semana – Vocação para o Ministério Ordenado - Rezamos e refletimos sobre a vocação dos Ministros Ordenados, que se doam à missão da Igreja e conduzem o povo de Deus no caminho da fé.
2ª Semana – Vocação para a Vida em Família - Matrimônio - Com atenção especial a família, essa semana reforça a beleza do matrimônio e a importância da família como o primeiro lugar do chamado à vida e à fé.
3ª Semana – Vocação para a Vida Consagrada - Celebramos os religiosos, religiosas e consagrados, que, com alegria testemunham o Reino com suas vidas totalmente entregues a Deus.
4ª Semana – Vocação Laical - É o momento de reconhecer e valorizar todos os leigos e leigas que assumem ministérios e serviços na Igreja: leitores, catequistas, ministros, coordenadores, músicos, entre tantos outros.
A vocação é dom, é chamado e é envio. Que neste mês de agosto, todos nós possamos caminhar com o coração atento à voz de Deus, firmes na fé e generosos na resposta. Porque ser vocacionado é ser peregrino da esperança!
Por PASCOM - Pastoral da Comunicação









Comentários