Missa em Ação de Graças ao Pe. Adelício Lopes Santos pelos 18 Anos de Serviços Prestados à Paróquia Santa Rita de Cássia
No dia 14 de julho, às 9h30, a Paróquia Santa Rita de Cássia se reuniu em uma emocionante Missa em Ação de Graças para homenagear o Pe. Adelício Lopes Santos pelos seus 18 anos de serviço dedicados a esta comunidade Paroquial. A celebração foi presidida pelo próprio Pe. Adelício e concelebrada pelo Pe. Clodoaldo dos Santos, contando com a presença de um grande número de fiéis da Paróquia Santa Rita de Cássia, da Comunidade São João Paulo II e de outras comunidades paroquiais que se uniram para prestar homenagens ao Pe. Adelício, reconhecendo o exercício impecável de seu ministério sacerdotal durante quase 19 anos à frente da paróquia. A celebração foi marcada por uma profunda comoção, com muitos fiéis derramando lágrimas de gratidão e saudade.
A competência de Pe. Adelício na administração dos trabalhos paroquiais, seu zelo ímpar pelo sagrado e, sobretudo, seu testemunho de vida deixaram uma marca indelével em todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e serem guiados por ele. Sua dedicação vai além dos trabalhos paroquiais, destacando-se também no serviço social.
Pe. Adelício foi o fundador da Casa João Paulo II, que atualmente atende mais de 200 crianças, adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade. Sua visão e empenho transformaram a vida de muitos, proporcionando-lhes oportunidades e esperança para um futuro melhor. Além disso, ele iniciou a construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, um projeto grandioso que já se encontra em fase de conclusão e que será um legado duradouro para a comunidade e para a sociedade geral , sendo um espaço evangelizador para acomodar grandes celebrações e eventos em um local amplo e acolhedor.
Pe. Adelício seguirá sua missão sacerdotal na Paróquia São Sebastião em Porto Seguro, levando consigo o carinho e a admiração de toda a comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia. Que Deus continue a abençoar sua vida e missão sacerdotal e que seu legado permaneça vivo em nossos corações e que o senhor siga exalando o perfume de Cristo por onde for.
Mensagem da Paróquia Santa Rita de Càssia ao Pe. Adelício
Caríssimo Padre ADELÍCIO, Muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porém quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceita-los, pois faz parte dos desígnios de DEUS. E a pergunta é: O que faria Jesus no meu lugar? Por isso, vamos fazer uma breve retrospectiva da sua vida e missão sacerdotal.
Adelicio Lopes Santos nasceu em 31 de julho de 1971, sétimo dos nove filhos do casal Marcelino Nascimento dos Santos e Enedina Lopes Sousa. Ao ser dócil ao chamado de Deus, deixou a família, as suas atividades e em 02 de fevereiro de 1997 entrou para o seminário para realizar os estudos de Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus, no dia 03 de setembro de 2002 recebeu ordenação Diaconal e em 06 de novembro de 2004 foi ordenado Presbítero na Catedral Diocesana de Eunápolis BA.
Como sacerdote já exerceu seu ministério Sacerdotal na Quase Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Bairro Rosa Neto, de janeiro à setembro de 2005. De outubro 2005 como administrador da Quase paróquia e até hoje Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia. De 2004 a 2012 foi Professor de Teologia Sacramentaria na Faculdade de Teologia de Ilhéus. Foi vigário Geral da Diocese de Eunápolis; Membro dos Conselhos de Consultores e de Presbíteros; Vigário Foraneo da Forania Centro e Diretor Espiritual Diocesano do ECC 2ª Etapa e atualmente é Chanceler do bispado e coordenador diocesano de pastoral. O senhor chegou aqui a parti das muitas orações e solicitações deste povo de Deus no dia 02 de outubro de 2005, o Sr. Bispo Dom José Edson Santana o designou como Administrador Paroquial e instituiu essa comunidade como Quase-Paróquia Santa Rita de Cássia. E mediante o reconhecimento da grandiosa missão de evangelização, dos trabalhos pastorais e obras sociais realizadas pelo senhor nesta comunidade, no dia 8 de dezembro de 2020, o bispo Dom José Edson, elevou a Quase Paróquia Santa de Cássia ao grau de Paróquia, sendo-o oficialmente nomeado como primeiro pároco da nossa igreja. Durante dezoito anos tivemos a graça da sua presença em nossa comunidade. E lhe somos profundamente agradecidos por toda missão realizada.
O senhor nos deixa um grande legado de amor e zelo a casa de Deus e aos irmãos e irmãs de fé, principalmente aos mais humildes e necessitados. Liderou, implantou e participou conosco em várias realizações da nossa paróquia, tais como:
Na dimensão Pastoral: Criação das Pastorais: Acolhida, Acólitos e Coroinhas, Pessoa Idosa, Juventude, Pastoral da Comunicação PASCOM, implantação do MFC, RCC, Apostolado da Oração, ECC, Terço dos Homens, Movimento Eucarístico Jovem e Movimento das Devotas de Santa Rita, na realização anual de Assembléia Paroquial de Pastorais; na Formação especifica para as diversas pastorais, movimentos e serviços.
Na dimensão patrimonial: Construção da Casa Paroquial (de outubro de 2005 a março 2007), Construção da sala de catequese (2008), Construção da Igreja Matriz (obra em andamento desde 2008), a aquisição da sede própria da Associação Amigos da Família João Paulo II (janeiro de 2010), a aquisição de um lote de 500m² no bairro Niterói com a finalidade de construir o Centro de Apoio às famílias carentes da área da paróquia (Futura Casa Santa Mônica).
Na dimensão Espiritual: A implantação da Adoração do Santíssimo; A realização de Vigílias, Mutirão de confissões, retiro espiritual com cada grupo; A Implantação do oficio de Nossa Senhora todos os sábados; A missa votiva de Santa Rita de Cássia dia 22 de cada mês.
Na dimensão social: A criação da Associação Amigos da Família João Paulo II de às famílias carentes; Em fase de implantação a Casa Santa Monica e a distribuição de 80 cestas básicas mensalmente às famílias carentes que se encontram cadastradas.
Também nestes 18 anos foram realizados na nossa igreja 498 batizados, 93 matrimônios, 251 crisma, 355 primeiras Eucaristias e temos 22 pastorais e movimentos, a criação do site da paróquia com objetivo de divulgação dos trabalhos paroquiais de evangelização, tantas outras missões e realizações, que foram grandes conquistas e motivos de alegria e jubilo para todos nós.
Realizamos inúmeras festas beneficentes e comemorativas dos padroeiros das comunidades da nossa paróquia, que além de serem momentos de congraçamento, estreitaram e reforçaram os laços entre as várias comunidades e todos os componentes da paróquia. Aliás, estes momentos inesquecíveis nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristâs.
Todas essas realizações, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história desta Paróquia. Porém, estas não foram seus maiores feitos, mas com o seu testemunho de vida, de um bom pastor principalmente durante a pandemia o senhor não parou, continuou com muita coragem, determinação e com uma fé expectante dando assistência espiritual ao seu rebanho, com as Santas Missas na modalidade online, dando assistência com a unção dos enfermos e tantos outros sacramentos, motivando as pastorais e movimentos a continuarem pastoreando e evangelizando.
E o senhor Padre Adelicio, foi durante estes dezoito anos um pai espiritual exemplar para nós, e de uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico, nos dias atuais, e exortou-nos a conhecer, praticar e preservar os ritos e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.
Sua maneira de ser e agir, aproxima as pessoas e nos faz sentirmos iguais e irmãos e buscarmos a cada dia uma vida de santidade. Deus coloca pessoas em nossas vidas, que agem como anjos, mostrando o caminho que devemos percorrer. Saiba que para muitos desta paróquia que passaram por momentos difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz conforto e esperança, para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e sem esperança.
Padre Adelicio, esta foi a sua mais importante realização, promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS é a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a certeza da missão cumprida. Padre, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses dezoito anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco. Como nossa Padroeira é Santa Rita de Cássia: a santa das causas impossíveis, não diremos adeus, mas até logo Padre Adelicio, na esperança do seu retorno para ratificar e concluir este projeto salvífico, O SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CASSIA.
Nós te consagramos no Sagrado Coração de Maria, para que continue sendo este bom pastor que dar a vida por suas ovelhas e que Deus Espírito Santo o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso. Gratidão por tudo, nós te amamos pe Adelicio! PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA
Por PASCOM -Pastoral da Comunicação
Comentarios