top of page
  • Foto do escritorPascom

56º Dia mundial das Comunicações Sociais

Neste domingo, dia da Ascensão do Senhor, a Pascom da Paróquia Santa Rita de Cássia em comunhão com toda a Igreja, celebrou o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, como proposta o Papa Francisco em sua mensagem para este dia, convocou a todos para refletir o tema; "Escutar com o Ouvido do Coração"

A Missa em Ação de Graças aconteceu ás 7h30, presidida pelo pároco Pe. Adelício Lopes Santos que em sua homilia deixou a seguinte mensagem a todos:


"Prezados irmãos e irmãs. Junto a esta Solenidade da Ascensão do Senhor, celebramos também o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema proposto pelo Papa Francisco é “Escutar”. “Escutar com o ouvido do coração”. Acentua o papa a importância de “escutar” para que haja um “autêntico diálogo”. Apresentamos alguns destaques desta mensagem. O papa diz: “Estamos a perder a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, tanto na teia normal das relações quotidianas como nos debates sobre os assuntos mais importantes da convivência civil”. E prossegue o papa: “Apesar de frequentemente oculto, (ser ouvido) é um desejo que interpela toda a pessoa chamada a ser educadora, formadora, ou que desempenhe de algum modo o papel de comunicador; os pais e os professores, os pastores e os agentes pastorais, os operadores da informação e quantos prestam um serviço social ou político”.

É preciso “escutar com o ouvido do coração”, afirma o papa. “A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso para escutá-lo”. A mensagem ainda fala dos desafios desta escuta nas relações interpessoais e o fechamento “dos ouvidos” aos outros, cada vez mais frequente na sociedade de hoje. “A escuta é condição da boa comunicação” acentua o papa. “A escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Não se comunica se primeiro não se escutou, nem se faz bom jornalismo sem a capacidade de escutar”. “Também na Igreja há grande necessidade de escutar e de nos escutarmos, É o dom mais precioso e profundo que podemos oferecer aos outros. [..] Devemos escutar através do ouvido de Deus, se queremos poder falar através de sua Palavra”. Escutar é muito importante para nossa ação na Igreja, afirma o papa. “Na ação pastoral, a obra mais importante é o . Devemos escutar, antes de falar, como exorta o Apóstolo Tiago: <> (Tg 1,19). Oferecer gratuitamente um pouco do próprio tempo para escutar as pessoas é o primeiro gesto de caridade”. Precisamos aprender e aprofundar a prática deste dom. Caríssimos. A Mensagem deste Dia Mundial das Comunicações Sociais, unida a mensagem da Ascensão do Senhor indica-nos o caminho da vivência fraterna e nos impulsiona na missão deixada por Jesus de sermos suas testemunhas e comunicadores da verdade que conduz ao encontro da graça oferecida por Ele. Que “escutando com o ouvido do coração” aproximemo-nos mais de Deus e dos irmãos e irmãs."

Ao final da Missa o Pe. Adelício abençoou a todos os participantes e enfatizou a importância da PASCOM para a Igreja, convocando todos a colaborar com o serviço de Evangelização, pois como cristãos batizados todos somos responsáveis pelo anuncio da Boa Nova de Cristo.


PASCOM - Pastoral da Comunicação





67 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Enviar Mensagem

Obrigada pela messagem.
bottom of page